Tratamentos CapilarAtualmente cerca de 1/3 da população mundial, de ambos os sexos, apresenta problemas de queda capilar acima do normal.

Fatores externos como tinturas, alisamentos, cloro, uso de shampoos inadequados entre outros, assim como fatores internos como hereditariedade, distúrbios hormonais, carência de vitaminas e sais minerais, ingestão de certos medicamentos entre outros, podem acelerar este processo.

Entre as causas mais comuns, o estresse físico e emocional é o grande vilão dos tempos modernos, pois neste estado todo o metabolismo se acelera ativando a produção de hormônios que estimulam as glândulas sebáceas, causando no couro cabeludo um acúmulo de oleosidade que afoga o bulbo piloso, enfraquecendo o fio e causando a sua queda.

 

Minoxidil

O Minoxidil age melhorando a circulação no couro cabeludo e consequentemente retardando a queda do cabelo. Isoladamente os resultados são limitados. Não há recuperação total dos fios, mas reduz a perda de cabelos.

Finasterida

Utilizado na forma oral ou tópica. O Finasterida atua bloqueando a ação da DHT sobre os receptores dos bulbos capilares dos fios predispostos à calvície. Funciona bem para as áreas do meio e da coroa, não atuando do mesmo modo para a frente e entradas. Os resultados podem ser observados após 6 ou 8 meses de tratamento capilar.

Vitaminas

O fator chave para o crescimento do cabelo é uma dieta rica em vitaminas. Todas contribuem para a melhoria dos fios, mas algumas são fundamentais na restauração do folículo, como a vitamina B, uma das melhores para o crescimento do cabelo; a vitamina A, que se não for fornecida nas quantidades adequadas ao corpo, leva à perda de cabelo; e a vitamina E, que ajuda na melhoria da textura dos fios.

Minerais

A falta de minerais como silício e zinco enfraquece não só o cabelo mas unhas e pele, por exemplo. Para ajuda a evitar e prevenir a queda de cabelo, é importante comer ostras, fígado, leite e farelo de trigo. O zinco tem ação principalmente quando os pacientes são idosos, e os seus cabelos vão ficando finos e frágeis.

Suplementos.

Os suplementos para queda de cabelo são muito populares hoje em dia. Existem alguns suplementos naturais e eficazes para a perda de cabelo disponíveis no mercado. O mais popular dos suplementos capilares é o Follixin.
 

Células Tronco.

O procedimento novo em que os médicos injetam células-tronco no couro cabeludo,O método é uma melhoria significativa em relação aos métodos atuais que dependem do transplante de folículos pilosos existentes de uma parte da cabeça para outra”, explica Alexey Terskikh, professora do Programa de Desenvolvimento, Envelhecimento e Regeneração em Sanford-Burnham. “O método de células estaminais fornece uma fonte ilimitada de células a partir do paciente para o transplante”.
 

Migroagulhamento.

O tratamento com microagulhamento cutâneo é realizado por meio de produtos colocados em um equipamento, como medicamentos, formulas e princípios ativos, de modo a posicioná-los em regiões mais profundas da pele. O tratamento capilar tem como objetivo reativar as estruturas do sistema capilar que por alguma razão tiveram seu funcionamento natural prejudicado, geralmente, é indicada para quem tem perda de fios por problemas associados a dermatites, produtos químicos, estresse, alterações hormonais, entre outros. Sabe-se, no entanto, que sua utilização não tem grande eficácia quando usado em pessoas em estágio mais avançado de calvície, uma vez que a raiz do cabelo não está mais viável, ou seja, não responderá ao estímulo por estar impossibilitada de desenvolver um novo filamento.
 

Carboxiterapia Capilar.

Consiste na aplicação de diversas injeções de gás carbono (CO2) no couro cabeludo para promover o crescimento de cabelo. A técnica aumenta o fluxo sanguíneo melhorando a fisiologia local, promovendo o crescimento do cabelo inclusive em carecas. Este tipo de tratamento de cabelo pode ser realizado em homens e mulheres. A carboxiterapia capilar é indicada em casos de queda de cabelo, principalmente o eflúvio telógeno, quando os fios na fase final de sua vida caem em grande quantidade. Também é indicado para alguns tipos de calvície, como a alopécia androgenética, aquela causada por herança genética e famosa entre os homens.
 

Transplante capilar

O transplante capilar para tratamento de calvície trata-se do procedimento para tratar certos tipos de queda de cabelos. Em princípio, devem-se diferenciar as variadas causas da queda, pois, em alguns casos, o tratamento deve ser clínico e não cirúrgico. Uma avaliação criteriosa universal e dermatológica é importante para esse explicação. Técnicas cirúrgicas de transplante capilar incluem enxertos com punch, mini-enxertos, micro-enxertos, e enxertos de unidades foliculares. Retalhos, expansão tecidual e redução de couro cabeludo são procedimentos indicados para pacientes que necessitam de uma conduta mais drástica.
 

Acupuntura no tratamento para cabelos e calvície.

A acupuntura para o couro cabeludo tem como objetivo aumentar o fluxo sanguíneo para a cabeça e é suposto para reparar células danificadas no couro cabeludo. Ela também ocasiona A produção de novas células e, com isso, há maior chance de ter o cabelo novo e crescente no couro cabeludo.
 

Terapia Capilar.

A Terapia Capilar é um tratamento desenvolvido especificamente para manter a saúde do couro cabeludo, comumente agredido por químicas, trações ou algum fator metabólico. Trata seborreia, caspa, queda intensa, previne e auxilia nos tratamentos de calvície masculina, feminina ou causada por fatores emocionais ou clínicos. É um tratamento cosmético realizado por profissional preparado que conhece profundamente as patologias do couro cabeludo assim como os produtos a serem usados e aplicados nos procedimentos.
 

Ingestão de Peptídeos de Colágeno.

Estimulam genes específicos presentes no bulbo capilar e podem colaborar para o tratamento do crescimento capilar. A partir desta descoberta o colágeno passou a fazer parte da minha suplementação, pois tenho alopécia androgenética e estou sempre em busca de novos tratamentos. O uso do colágeno faz com que os fios do cabelo permaneçam por mais tempo na fase anágena, que é a fase inicial do crescimento capilar.